O que é o FGTS? Quem Pode Sacar? Como Funciona?

O FGTS (fundo de garantia por tempo de serviço) faz parte de uma série de benefícios que os trabalhadores possuem para se manterem em caso de necessidade. É um dos direitos adquiridos com as diversas reformas trabalhistas.

Vamos falar mais sobre o FGTS, sobre como você pode usá-lo para construir um patrimônio para você, como conseguir a cnd fgts e muito mais! falaremos também de todas as facilidades que ele é capaz de promover e oferecer para você.

Quem tem direito ao FGTS?

O FGTS é direito para todos os trabalhadores que trabalham com carteira assinada em regime de CLT. Os empregadores precisam fazer, mensalmente, um depósito, em conta associada ao contrato de trabalho na caixa, no valor de 8% do salário total do funcionário. Esse valor fica retido nessa conta, podendo ser sacado apenas sob certas circunstâncias.

Esses valores vão compondo, com o passar do tempo, um tipo de previdência adicional que vai assistir o trabalhador em uma eventual demissão, ajuda-lo no aso de uma grande tragédia e na aquisição ou reforma do seu imóvel.

Quando posso sacar meu FGTS?

O FGTS pode ser sacado em caso de:

  • Demissão sem justa causa, quando o empregador enviará, junto com o restante da documentação da demissão, uma cópia do saque do FGTS.
  • Casos específicos de desastres naturais, para reconstrução de residências.
  • Casos de doença grave, como câncer e AIDS do trabalhador.
  • Como parte do financiamento da casa própria, compra do terreno ou pagamento da reforma da residência única do trabalhador.
  • Depois de 3 anos sem depósitos nas contas relacionadas ao FGTS, podendo, após 3 anos completos, ser sacado no mês do aniversário do trabalhador.

fgts funciona

Como fiscalizar o depósito mensal do seu FGTS?

Uma das ferramentas mais interessantes que a Caixa disponibilizou para os trabalhadores em relação ao FGTS é a possibilidade de fiscalizar os depósitos na conta relacionada por meio de um app ou até por SMS.

Dessa forma você se mantém atualizado sobre o seu saldo FGTS, podendo obrar sua empresa se o saldo não for feto mensalmente. No caso de qualquer irregularidade, você pode verificar diretamente com seu empregado ou até em uma delegacia regional do trabalho.

Não tenha medo de exigir seus direitos, pois o depósito do FGTS é uma obrigação por lei do seu empregador, e o não cumprimento da mesma pode impedir excelentes negócios. Para o empregador, existem diversos serviços oferecidos diretamente pela Caixa sobre o depósito do FGTS.

Conclusão

Aproveite todas estas informações e fique sempre atento aos seus direitos e deveres nas relações de trabalho para não ser prejudicado! Duvidas e sugestoes podem deixar nos comentarios!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *