Como Fazer o Cartão do Cidadão Para Receber o PIS 2017

É através do Cartão do Cidadão que o trabalhador pode sacar o PIS a cada ano. Para quem vai receber o PIS 2016 e ainda não providenciou o seu, ainda é tempo e o processo é bem fácil e prático de fazer o cartão cidadão.

Vale lembrar que com esse cartão você também realiza saques de outros benefícios, como o Seguro Desemprego e o Fundo de Garantia – FGTS. Veja como solicitar o seu Cartão do Cidadão hoje mesmo em qualquer lugar do Brasil.

Como Fazer o Cartão Cidadão?

O Cartão do Cidadão é um serviço da Caixa Econômica Federal, portanto, você consegue solicitar em qualquer terminal de atendimento do banco.

como-fazer-cartao-cidadao

Para pedir o seu, alguns documentos são de apresentação obrigatória. Você precisará dos seguintes documentos para fazer o seu Cartão do Cidadão:

  • Número do PIS. Você pode levar, preferencialmente, a sua Carteira do Trabalhador para essa conferência.
  • Número da Identidade. Pode ser o próprio documento RG, a Carteira de Motorista ou até mesmo a Carteira do Trabalhador. É importante que o documento esteja em bom estado de conservação, possibilitando a sua identificação.
  • Comprovante de endereço. Tenha em mãos um comprovante em seu nome preferencialmente e com data de emissão recente. É preferível aqueles com no máximo 3 meses de emitidos. Você pode usar uma conta de luz, de água ou telefone.

Com os documentos acima em mãos, você precisa apenas se dirigir a qualquer Casa Lotérica da Caixa Econômica Federal ou no próprio banco.

Se quiser mais conforto para fazer a sua solicitação, a instituição dispõe de canal de atendimento através do número 0800 726 0101 (número acessível apenas a partir de telefones fixo e orelhões) e também aproveitar para consultar o PIS online gratuitamente.

Quanto tempo demora para chegar o Cartão do Cidadão?

Confirmado o seu pedido do Cartão Cidadão, a Caixa Econômica Federal processará a solicitação e emitirá o documento com um prazo máximo de 30 dias úteis.

O não recebimento do cartão nesse período pode ser ocasionado a partir de problemas de cadastro ou tramitação do próprio banco. Nessas situações, você precisará se dirigir a qualquer agência da Caixa na sua cidade para solucionar o problema.

Se não houver problema e você receber o seu Cartão do Cidadão dentro do período em sua casa, precisará apenas ativá-lo. Isso também é feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou Casa Lotérica da Caixa. Depois de ativar a sua senha, já é possível sacar o PIS 2016 sem burocracia.

Você já tem o seu Cartão do Cidadão? Ficou alguma dúvida sobre como solicitá-lo? Deixe seu comentário!

8 Responses to “Como Fazer o Cartão do Cidadão Para Receber o PIS 2017”
  1. FRANCISCA FERNANDA DA SILVA MELO
    • adriana soares silva
  2. Ivan peres
  3. claudemir souza de siqueira
  4. Ana paula

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *