Abono Salarial 2017 Consulta Saldo e Calendário

O abono salarial ainda deixa dúvidas mesmo para aqueles trabalhadores antigo. Informações sobre o que é exatamente o benefício, quem tem direito, qual o valor e como solicitar faz com que algumas pessoas até mesmo deixem de receber o que lhes é de direito.

Explicando de uma forma bem simplista, o abono salarial é um benefício pago para trabalhadores cadastrados no sistema do PIS/PASEP, com tempo mínimo de 5 anos para a base do pagamento. Se você busca receber o seu abono em 2016, por exemplo, não pode ter cadastrado o registro de trabalhador depois de 2011.

Entenda mais sobre como funciona esse benefício, como recebe-lo e quando acontecem os pagamentos!

Quem tem direito ao abono salarial?

Para receber o abono salarial 2016 e 2017 você precisa se encaixar no perfil específico de trabalhador para o benefício. As regras para pagamento são:

  • É indispensável que você tenha recebido até dois salários mínimos no ano anterior ao do pagamento.
  • Seja contribuinte do PIS – Programa de Integração Social. Para quem não contribui ainda com o PIS, mas foi ativo no Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público, também pode retirar o benefício.
  • Ter cadastro da carteira de trabalho no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos, como indicamos mais acima.
  • Ter prestado serviço comprovado para uma empresa por pelo menos 30 dias (consecutivos ou não) no ano anterior ao do pagamento.
  • A empresa empregadora precisa estar com os dados devidamente atualizados no RAIS – Relatório Anual de Informações Sociais, comprovando que está com suas obrigações trabalhistas em dia com o Ministério do Trabalho.

Você está com todos os pontos acima checados e conferidos? Então confira como receber o seu abono salarial.

Consulta Abono Salarial

A consulta do abono salarial é muito simples de ser feita. Você precisa apenas acessar o site da Caixa Econômica Federal e preencher o campo referente ao número do seu PIS/PASEP e a senha pessoal. Se essa é a primeira vez que você acessa o Painel do Cidadão, basta escolher a opção “Cadastrar Senha” e preencher os dados para gerar um acesso ao seu perfil no sistema da Caixa.

No painel dá para saber quanto você tem para receber e qual a data prevista para o pagamento. Então é só anotar e retirar o benefício no dia agendado.

Calendário Abono Salarial

A Caixa Econômica Federal divulga anualmente o calendário de pagamento para o Abono Salarial e em 2016 não será diferente. Os pagamentos têm início no mês de julho e são pagos periodicamente de acordo com o seu número do PASEP, para trabalhadores de organizações públicas, ou data de nascimento, para trabalhadores de empresas privadas.

Uma forma de não perder os prazos é também acompanhar o nosso portal. Atualizamos o site com todas as informações necessárias para você receber o seu abono salarial 2016 corretamente e sem dificuldades.

Abono Salarial 2016 –  Como sacar e documentos necessários

Agora que você já sabe que tem direito ao benefício, precisa se programar para recebê-lo. Para quem já é correntista da Caixa Econômica Federal – desde que não seja em conta-conjunta -, o benefício pode ser transferido pelo banco com toda praticidade através de uma transferência automática.

Para aqueles trabalhadores ainda em atividade e que a empresa tem um convênio com a Caixa PIS-Empresa, o abono salarial 2016 pode ser debitado diretamente na folha de pagamento e você recebe junto com o seu salário do mês corrente.

Aos que não possuem vínculo algum com o banco, o recebimento do abono salarial 2016 não é complicado também. Basta se dirigir a qualquer Casa Lotérica ou em terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal e retirar o benefício com o cartão do cidadão. Se você ainda não o tem, é preciso realizar o cadastro no banco ou na lotérica. Além do cartão do cidadão, o trabalhador também precisará apresentar um documento com foto original.

Ficou alguma dúvida sobre o abono salarial 2016? Deixe seu comentário que lhe ajudaremos! Tem alguma dica para compartilhar? Comente também!

2 Responses to “Abono Salarial 2017 Consulta Saldo e Calendário”
  1. Sergio Plinio Defante
  2. Sergio Plinio Defante

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *